O que é anemia ? / mensagem compartilhada do face por Dr Fabio Atui

O nosso corpo funciona da seguinte forma: o tempo todo destrói células vermelhas velhas e fabrica novas para repor. O corpo usa os nutrientes das células velhas para fabricar as novas, então, quando há perda de sangue, precisamos consumir a quantidade suficiente dessas substâncias, para poder manter a quantidade de células de sangue estável, caso contrário teremos anemia, ou seja, menos células vermelhas que são necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Resumindo, anemia é quando o conteúdo de células vermelhas no sangue está abaixo do normal, isto ocorre quando há perda sanguínea ou quando nosso corpo é incapaz de produzir novas células para repor as antigas, o que, geralmente, é resultado da carência de um ou mais nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Elas podem ser agudas ou crônicas:

- Agudas: quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais;

- Crônicas: são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência de ferro, por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).

Entretanto, a anemia ferropriva, causada especialmente pela falta de ferro, é a mais comum. O ferro é um nutriente necessário para vida, já que atua principalmente na fabricação das hemoglobinas e no transporte do oxigênio para todas as células do organismo. Eventualmente podemos não consumir a quantidade suficiente, ou ainda perdê-lo em hemorragias e sangramentos ou de alguma forma não visível, por exemplo, nas fezes, na urina, em uma menstruação mais prolongada, no caso das mulheres.

Há, inclusive, momentos na vida em que precisamos ter mais ferro, como as crianças, as gestantes, as mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes ou mulheres em fase de reprodução. E, geralmente, esse grupo de pessoas costuma ter mais anemia ferropriva. Muito embora os homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados pela anemia.

O transporte de oxigênio para as diversas partes do corpo depende das hemácias (células vermelhas do sangue), se há menos células trabalhando, cada célula têm que cumprir uma tarefa ainda maior, obrigando ao coração bater mais rápido e o corpo a respirar mais frequentemente, especialmente quando fazemos alguma atividade física. Por isto, quando você tem anemia, se sentirá fadigado, mais cansado, com menos disposição para realizar as tarefas do dia a dia, além de ficar com a pele mais clara, com uma certa palidez.

O diagnóstico da anemia é feito assim: o médico olha e suspeita, pede vários exames, como o hemograma, que trará uma medida numérica de células vermelhas no corpo – o nível de hemoglobina é um dos indicadores amplamente utilizados. Enfim, será feita uma investigação do problema e, se constatada a anemia ferropriva, você precisará investigar para descobrir se e por onde estará perdendo sangue e ainda comer alimentos que repõem a falta de ferro no organismo.

Os principais alimentos capazes de te ajudar são:
- Carne vermelha, principalmente fígado de qualquer origem animal e outras vísceras, como rim e coração.
- Alimentos de origem vegetal, como o feijão, e as folhas verde escuro como agrião e couve. Além disso, o consumo de alimentos cítricos junto com a comida, por exemplo, um suco de laranja, porque aumenta a absorção de ferro pelo corpo.

Algumas vezes o médico vai indicar o uso oral de reposição de ferro em cápsulas.

Mitos;
– o uso de panelas de ferro, bem como cozinhar o feijão com uma ferradura não aumentam significativamente a disponibilidade do ferro na comida.
- quem toma ferro em cápsulas pode ter as fezes muito escuras, não se assuste, isto é decorrente da presença do ferro e é normal.

Se você se sente cansado, fraco e indisposto, procure um médico para que possa identificar a causa destes sintomas para poder instituir o tratamento adequado.

Fique de olho,
Saúde!


Comentários

Postagens mais visitadas